[NOTÍCIA] 23.02.12 O INCIDENTE DA TAILÂNDIA DO BLOCK B – ELES FORAM OS ÚNICOS CULPADOS?

Como inúmeros artigos na mídia coreanas já relataram, a entrevista do Block B na Tailândia não saiu bem em seu país de origem. Vários meios de comunicação informaram que as ações do grupo ídolo manchou a reputação do país, e acabará levando ao colapso da Hallyu na Tailândia.

Mas a culpa pode realmente ser atribuída ao Block B sozinho, e são as implicações assim tão abrangentes?

Os internautas são um tanto culpados por isso, por criarem teorias conspiratórias, boatos não verificáveis, e por se utilizarem de técnicas inteligente de edição para fazer parecer que a entrevista foi pior do que realmente era.

No entanto, a razão principal que fez esse incidente crescer em tais proporções desastrosas está nas mãos dos meios de comunicação irresponsáveis.

Vários meios de comunicações relataram o incidente do Block B com reivindicações não verificadas, utilizando citações extraídas de fontes duvidosas e os transformaram em artigos legítimos que soaram como notícias. Por exemplo, Star News escreveu um artigo intitulado “Block B cria sentimento anti-coreano? Negócios de exportações afundam graças ao Block B”.

Houveram vários problemas dentro desse artigo, um dos quais sendo que o autor baseou seu artigo em citações feitas por um internauta coreano em uma comunidade on-line. Essas citações foram tratadas como provas confiáveis, quando na verdade, o autor da citação não estava nem envolvido no incidente, e não era nem um trabalhador da indústria.

Imediatamente após o artigo do Star News, o Financial News divulgou um artigo semelhante intitulado “Block B cria um sério sentimento anti-coreano”, “As empresas da Tailândia rompem contratos comerciais”. Este artigo tem as mesmas falhas que o anterior, aproveitando comentários dos internautas e os colocando como “fato” quando são, na realidade, uma informação não verificada.

Repleto de incoerências e meias verdades, esses artigos moveram-se rapidamente ao topo dos rankings de busca e foram lidas por inúmeros leitores.

Líder Zico raspou a cabeça em sinal de arrependimento pela conduta do Block B.

Assim a pergunta permanece: De quem é a culpa, do Block B ou da mídia?

É um fato indiscutível que a entrevista do Block B na Tailândia conteve muitos problemas – a irresponsabilidade dos membros e sua falta de humildade foram desconfortáveis de se ver e saiu de uma forma desrespeitosa. Mas a mídia, que interpretou esse incidente como algo muito maior do que era, também deve aceitar seu quinhão de culpa.

A partir desse incidente, podemos aprender que os meios de comunicação devem manter um alto nível de responsabilidade e checar os fatos. Desde quando os jornais que, uma vez foram o escudo da neutralidade e porta-voz para o povo, se degeneraram em algo que não deveriam ser? Os internautas, por sua parte, leram esses artigos e assumiram que eram verdadeiros. Isto, por sua vez, conduziu a uma leva de chamas e trolling nos comentários.

É um círculo descendente em espiral, e é claro que a mídia precisa aprender algumas lições sobre o que significa ser uma fonte de notícias responsável.

Em retrospecto, a Allkpop também informou sobre essa questão provenientes de grandes agências de notícias coreanas, mas chegou à conclusão de que a mídia coreana havia deixado de fora muitos detalhes. Seguindo em frente, vamos usar mais cautela e verificar os fatos para defender um maior nível de qualidade, equidade e precisão.

Fonte: Oh My News via Nate + Allkpop

Trad. Ing.: MountainMadman

Trad. Pt.: Priscila@4daBLOCKERS  

Uma resposta para “[NOTÍCIA] 23.02.12 O INCIDENTE DA TAILÂNDIA DO BLOCK B – ELES FORAM OS ÚNICOS CULPADOS?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s